Hotel Vila Inglesa - Campos do Jordão - Campos do Jordão, São Paulo, 12460-000, Brasil

Campos do Jordão, A Cidade Mais Alta do Brasil

  • Foto Antiga Morro do Elefante em Campos do Jordão
  • Turismo Campos do Jordão 2
  • Vista Campos do Jordão 3
  • Museu Leticia Leirner Campos do Jordao hotel vila inglesa
  • Vista Campos do Jordão

Pequena História de Campos do Jordão

Quem visita hoje Campos do Jordão não imagina que o primeiro agente turístico da região, porque nem a cidade existia ainda, foi um sertanista. Ele contou aos mineiros, ainda durante o ciclo do ouro, o que viu no alto da serra ao cruzar a Mantiqueira em direção às Minas Gerais, as belas flores, as águas cristalinas e o clima típico europeu. Depois disso, foram muitas idas e vindas até Campos do Jordão se tornar o destino turístico de inverno mais conhecido do Brasil.

Um dos pioneiros em Campos do Jordão foi Inácio Caetano Vieira de Carvalho. Ele formou uma fazenda com a ajuda dos filhos e dos escravos, ganhando bastante dinheiro com a produção leiteira. Diz a lenda que ele teria ficado tão rico que escondeu barris de ouro em pó em uma área com três pinheiros, mas no lugar teria surgido uma mata e ele nunca mais foi capaz de localizar o tesouro. Seria por isso que o brasão e a bandeira do município hoje possuem os três pinheiros, segundo os historiadores da cidade.

Anos depois, Brigadeiro Jordão – daí a origem do nome – teria comprado as terras de Inácio, uma grande sesmaria de 600 km2. Aliás, Jordão era amigo de Dom Pedro e se tornou um dos maiores proprietários de terras do Brasil daquela época. A fazenda adquirida por Jordão, três dias depois do Natal, ganhou o nome de Fazenda Natal, em 1828.

Mas a descoberta dos poderes terapêuticos da região veio mais tarde. Em 1874, Mateus da Costa Pinto, um fazendeiro de Pindamonhangaba, certamente com problemas pulmonares, adquiriu uma área em Campos do Jordão e fez uma igreja, uma escola e a primeira pensão para “respirantes”. As pessoas com problemas respiratórios tinham que subir a serra em liteiras ou carroças e o mais triste é que no caminho cruzavam com cadáveres, sendo transportados para baixo. Ou seja, nada animador para quem estava doente em busca de tratamento.

Mas os benefícios dos ares do alto da montanha para os doentes foram tão alardeados que atraiu pesquisadores e muitos doentes. Mateus da Costa Pinto então comprou as hoje chamadas terras de Vila Jaguaribe e fundou a Vila de São Mateus ou Burgo de São Mateus. Ali eram recebidos os doentes e os pesquisadores. O nome de Vila Jaguaribe seria dado mais tarde, em homenagem ao médico Domingos José Nogueira Jaguaribe, que muito lutou para que a pequena vila tivesse correio, transporte etc.

Se por um lado o vilarejo já era conhecido dos que procuravam tratamento para doenças respiratórias, por outro havia diversos empresários interessados em lotear as áreas e vender os terrenos. Por isso, a saída era investir em hoteis. Assim, as pessoas visitariam a região e, encantadas, comprariam terrenos para erguer suas próprias casas. Vila Capivari nasceu assim, um projeto para viabilizar a venda de lotes e o Hotel Vila Inglesa teria surgido com o mesmo propósito para o bairro de Vila Inglesa.

Nos anos 1940, a cidade, durante o governo de Ademar de Barros, sofre uma transformação fundamental. De estação de tuberculosos passa a estância turística, os doentes não podem se hospedar nos hoteis que começam a surgir. Muitos exigiam até um atestado de boas condições de saúde e dizem que outros contavam com aparelhos raio X. Para os doentes, havia as pensões e os centros de tratamento. Assim foram surgindo os grandes hoteis que existem até hoje, Toriba, Grande Hotel e depois Vila Inglesa.

Campos do Jordão, um destino sem igual

  • Fachada do Hotel Vila Inglesa em 1962 - Campos do Jordão

Blog do Vila

Acesse nosso Blog e fique por dentro das últimas informações do Hotel Vila Inglesa e da cidade.

  • estrada-de-ferro-bondinho hotel vila inglesa

Dicas de Passeios

Elaboramos para você um guia com algum dos melhores passeios de Campos do Jordão, aproveite e curta o que a cidade tem de melhor.

  • outono-campos-do-jordao-hotel-vila-inglesa

Calendário de Eventos

Estar em Campos do Jordão, é sempre muito especial, saiba aqui sobre os eventos que acontecem anualmente na cidade e programe-se para visitar a montanha

  • geada-campos-do-jordao

Nosso Clima

O clima em Campos do Jordão já foi considerado o melhor do mundo em um Congresso de Climatologia em Paris em 1957

  • Truta ao Molho de Pinhão e Arroz Negro Hotel Vila Inglesa Campos do Jordão

Gastronomia

Campos do Jordão tem cardápios dos mais variados, com menus dos mais simples aos importados

  • fondue-hotel-vila-inglesa-campos-do-jordao

Fondue

Saborear uma fondue em Campos do Jordão é daquelas opções imperdíveis. A delícia combina com o clima, e o requinte do prato.

Reservas